O tédio é muito presente na sua vida? Em qual ponto o tédio se torna um problema?
O tédio é muito importante no desenvolvimento do ser humano. É ele que faz a criança ter ideias novas e criatividade para inventar brincadeiras quando não tem nada para fazer.
Na vida adulta não é muito diferente, o tédio continua sendo importante para que possamos criar coisas novas a partir disso.
Na sociedade atual, com o excesso de informações e conteúdos rápidos, muitas pessoas estão sofrendo quando o tédio aparece, já que o tempo precisa ser sempre preenchido. A cada vez menos, as pessoas têm interesse de ficar um tempo consigo mesmas sem consumir algum conteúdo ou realizar uma tarefa. Os tempos ociosos se tornam agoniantes. Além disso, as redes sociais propagam um ideal de se estar sempre fazendo algo interessante ou empolgante.
Já vimos que o tédio é normal e importante. Mas em qual ponto o tédio se torna um problema? De um lado temos um extremo de não ter nenhum momento de tédio ou de ociosidade, do outro temos o extremo de quando a vida parece ser um tédio total, e a pessoa sente que não há nada que ela queira ou que a entusiasme de alguma forma, tudo ser torna desinteressante.
Se você ocupa algum desses extremos, a psicoterapia psicanalítica pode te ajudar a ter uma vida mais autêntica e próxima das coisas que fazem mais sentido pra VOCÊ! Também há a possibilidade de lidar com o tédio de uma forma mais equilibrada e benéfica.
Você pode agendar uma consulta clicando aqui!
Comments