top of page
Foto do escritorIzabela Servos Gonçalves

O que é o inconsciente?

Você já teve algum comportamento estranho mesmo sem querer? Já se viu repetindo o mesmo tipo de relação com as pessoas? Já teve vontade de mudar algo em você e não conseguiu? Já percebeu que vivenciava situações ruins ou de abuso mas não conseguia sair?

O inconsciente está bem presente na nossa vida e faz parte de quem somos. Se pensarmos bem, a maioria dos nossos sofrimentos poderiam ser resolvidos se pensássemos e agíssemos de maneira consciente e racional, mas não é isso que acontece! O que eu mais escuto na clínica são pessoas que reconhecem viver em situações de abuso mas não conseguem sair, ou que consideram ter uma vida boa mas se sentem muito tristes e não entendem o porquê, pessoas ansiosas que sabem racionalmente que a ansiedade não ajuda em nada mas continuam ansiosas, outras que descobrem na análise que repetem sempre a mesma relação com os outros desde criança. Resumindo, se fosse apenas pensar o que é certo e fazer, não teríamos nem 1/3 dos problemas e sofrimentos psicológicos.


O inconsciente é feito por coisas que vivenciamos, vimos, ouvimos e construímos durante a nossa vida, mas que não nos damos conta de que ainda permanecem em nós. Na maioria das vezes nem sequer lembramos ou percebemos que estas coisas ainda tem efeito sobre nós, mas elas continuam ditando a nossa vida.


Muitos sofrimentos e angústias são um grito do inconsciente avisando de que há algo que precisa ser melhor elaborado e tratado, e na maioria das vezes quando damos lugar a esse inconsciente, os sintomas são aliviados. Se há uma doença mais grave, não adiantará tomar um remédio para aliviar a dor, pois a doença continuará ali. Na psicanálise, o foco é a causa, o alívio dos sintomas é consequência.


É muito surpreendente quando descobrimos o inconsciente na análise psicanalítica! Se quiser agendar uma primeira conversa, clique aqui!





11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page