top of page
Foto do escritorIzabela Servos Gonçalves

Depressão

Atualizado: 22 de mar. de 2023

Quais são os sintomas e os possíveis tratamentos?


Veja também o vídeo sobre transtornos psicológicos aqui: https://www.izabelaservospsicologia.com/transtornospsicol%C3%B3gicos

Os momentos de tristeza fazem parte da vida e são naturais para todos os seres humanos. Mas uma tristeza permanente ou apatia geral acendem um alerta que precisa ser ouvido.


Não é frescura! Não é falta de Deus! Você precisa se cuidar!


São sintomas relacionado a depressão, segundo o DSM V(Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais):

Depressão maior

Episódios de pelo menos duas semanas de duração. Apresenta alterações no afeto, cognição, e nas funções neurovegetativas.

Além disso, de ter pelo menos mais 4 destes:

  • Perda ou ganho significativo de peso;

  • Insônia ou sonolência excessiva;

  • Agitação ou retardo psicomotor;

  • Fadiga ou perda de energia;

  • Sentimento de inutilidade ou culpa excessiva inapropriada;

  • Capacidade diminuída para pensar ou se concentrar, ou indecisão;

  • Pensamentos recorrentes de morte, ideação suicida, com ou sem plano.

Depressão persistente – distimia

Humor deprimido na maior parte do dia, na maioria dos dias, por pelo menos 2 anos

Além do humor deprimido:

  • Apetite reduzido ou em excesso;

  • Insônia ou hipersonia;

  • Fadiga ou baixa de energia;

  • Baixa autoestima;

  • Concentração pobre;

  • Sentimentos de desesperança.

É importante que se faça exames de sangue para descartar motivos orgânicos.


Possíveis tratamentos


Para a psicanálise a depressão é um sintoma advindo de alguma causa ainda não assimilada pelo paciente. O foco dessa psicoterapia será descobrir os motivos que levam a esses sintomas e tratar a causa. Um bom exemplo é: Se temos um dor intensa e estranha no corpo, primeiro precisamos identificar o que a está causando, se for alguma doença, tratamos a doença e o alívio dos sintomas será uma consequência. Da mesma forma, para a psicanálise, os sintomas são um aviso de que algo precisa ser melhor elaborado.


Mesmo que muitas pessoas compartilhem os mesmos sintomas, a depressão é algo singular e se manifesta e é causada por formas diferentes em cada um. Muitas pessoas que me procuram relatam ter depressão mesmo sem motivo aparente, mas não é porque um motivo não é aparente, que ele não exista. E na análise podemos descobrir de onde vem essa depressão. Eu costumo perguntar como a pessoa descreveria o que está passando se não houvesse a palavra depressão.


Também é relevante levarmos em consideração que com o advento e avanço da tecnologia, há uma expectativa de rapidez e de alta produtividade na sociedade. Nas redes sociais, também há um ideal de felicidade constante e plena. Por isso, é necessário todo cuidado com o diagnóstico para que não haja uma patologização da vida. Converse com um profissional!


Por mais que os sintomas se assemelhem entre as pessoas, cada um tem sua singularidade inserida nas causas, por isso, se você se identificou com os sintomas, é importante entender o que está acontecendo com você. Se quiser agendar uma consulta, clique aqui!


São inúmeros os casos em que a psicoterapia é suficiente para o tratamento, mas isso não faz com que a medicação seja dispensável em todos os casos. Avalie junto a uma profissional qual será a melhor forma de tratamento no seu caso.


Se você se identificou com os sintomas, a análise psicanalítica é indicada para que você possa elaborar melhor as causas e ter uma vida com menos sofrimento e mais próxima do seu verdadeiro desejo. Não sinta vergonha de buscar ajuda profissional! Fale comigo clicando aqui.




35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page