Já se sentiu extremamente estressado no trabalho? Ir trabalhar já se tornou motivo de desesperança? Já sentiu sintomas físicos depois de um dia intenso de trabalho?
Veja o vídeo sobre transtornos psicológicos aqui: https://www.izabelaservospsicologia.com/transtornospsicol%C3%B3gicos
A síndrome de Burnout é um esgotamento profissional classificado como distúrbio emocional causado principalmente pelo excesso de trabalho. É muito comum entre profissionais que trabalham sob pressão com responsabilidades constantes.
O esgotamento profissional pode ser causado por um alto volume de trabalho, cobranças excessivas da equipe e metas descabidas. Atualmente, há um ideal de alta produtividade e realização de objetivos complexos em curto prazo, aumentando ainda mais os casos de Burnout.
Além das dificuldade do trabalho em si, questões pessoais e de personalidade também podem colaborar para o surgimento do Burnout, como: Autocobrança, baixa autoestima, excesso de comparação com os colegas, sentimento de inferioridade, metas pessoais muito difíceis, dificuldade com a gestão do tempo, dificuldade de equilibrar a vida profissional e pessoal, pouco tempo para lazer e atividades prazerosas e desinteresse pela área de trabalho atual.
Os sintomas são:
Cansaço excessivo, físico e mental.
Dor de cabeça frequente.
Alterações no apetite.
Insônia.
Dificuldades de concentração.
Sentimentos de fracasso e insegurança.
Negatividade constante.
Sentimentos de derrota e desesperança.
Sentimentos de incompetência.
Alterações repentinas de humor.
Isolamento.
Fadiga.
Pressão alta.
Dores musculares.
Problemas gastrointestinais.
Alteração nos batimentos cardíacos.
Tratamentos possíveis
Primeiramente, precisamos identificar quais as possíveis causas para o surgimento do transtorno. É necessário entender quais as problemáticas estão relacionadas ao trabalho e quais estão relacionadas as suas questões pessoais, como explicado anteriormente.
Se você se identificou com os sintomas, procure ajuda de uma profissional qualificada para te ajudar nesse momento, a psicoterapia é indicada para os casos de Burnout.
Agende uma consulta clicando aqui!
Comentarios