top of page
Foto do escritorIzabela Servos Gonçalves

Ansiedade, qual é o limite suportável?

Atualizado: 22 de mar. de 2023

Veja também o vídeo sobre transtornos psicológicos aqui: https://www.izabelaservospsicologia.com/transtornospsicol%C3%B3gicos

Todas as pessoas passam por momentos de ansiedade, isso é comum e até mesmo saudável. É normal que em momentos de grande importância como fazer aquela viagem tão sonhada, se casar, realizar uma prova, apresentar um trabalho ou passar por um processo seletivo a gente se sinta ansioso e com medo.


O problema da ansiedade é quando ela paralisa! Quando te impede de realizar as tarefas ou de aproveitar os momentos bons da vida.


São sintomas da ansiedade:

- Preocupação e medos paralisantes;

- Irritabilidade;

- Tensão muscular;

- Insônia;

- Coração acelerado com frequência (sensação de taquicardia);

- Sudorese;

- Dificuldade de concentração e/ou encarar a realidade;

- Dores de cabeça;

- Náuseas;

- Diarreia;

- Mente acelerada;

- Sobrecarga, vontade de desistir, fugir e abandonar tudo;

- Falta de ar ou respiração ofegante;

- Insegurança, desconfiança da própria capacidade de lidar com os desafios.


Muitas pessoas que me procuram relatam ter ansiedade mesmo sem motivo aparente, mas não é porque um motivo não é aparente, que ele não exista. E na análise podemos descobrir de onde vem essa ansiedade. Eu costumo perguntar como a pessoa descreveria o que está passando se não houvesse a palavra ansiedade.


Também é relevante levarmos em consideração que com o advento e avanço da tecnologia, há uma expectativa de rapidez e de alta produtividade na sociedade. Por isso, é necessário todo cuidado com o diagnóstico para que não haja uma patologização da vida. Converse com um profissional!


Por mais que os sintomas se assemelhem entre as pessoas, cada um tem sua singularidade inserida nas causas, por isso, se você se identificou com os sintomas, é importante entender o que está acontecendo com você. Se quiser agendar uma consulta, clique aqui!



34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Depressão

Comments


bottom of page